Agenda 2020: o que de relevante acontecerá no Brasil e no mundo ao longo desse ano?

3 de janeiro, 2020

Por Ilan Ryfer

É início de 2020 e, como todo ano, existem os eventos agendados e aqueles que serão surpresa (já começamos o ano com um, a morte do general iraniano Qasem Soleimani, num ataque aéreo americano em solo iraquiano). Temos, no mínimo, de nos preparar para os eventos esperados e deveríamos tentar nos preparar para os não esperados. Como prever o imprevisto é matéria complexa, prefiro me ater no momento ao que já sabemos que ocorrerá em 2020. Eventos estes que poderão impactar os mercados financeiros ao redor do mundo (ou pelo menos nos prover momentos de diversão). Vamos a agenda mês a mês:

Janeiro – nos dias 21, 23, 29 e 30 temos as decisões dos grandes bancos centrais mundiais a respeito de juros, respectivamente no Japão, Europa, Estados Unidos e Inglaterra. Não são esperadas grandes surpresas, mas são sempre decisões importantes globalmente. Fora isso, está marcada para o dia 31 a saída oficial do Reino Unido da União Europeia, conhecida como Brexit. Dia 26 ocorrem eleições parlamentares no Peru. Na Itália ocorre, sem data prevista, um referendo para redução de assentos parlamentares. Dia 11 ocorrem eleições presidenciais e parlamentares em Taiwan.

Fevereiro – fora o Carnaval no Brasil, nada de extraordinário está marcado. No Irã ocorrem eleições parlamentares dia 21.

Março – nos dias 12, 18 e 19 os grandes bancos centrais voltam a se reunir para decidir sobre taxas de juros, na ordem: Inglaterra e Europa, seguidos por Estados Unidos e Japão. Dia 2 ocorrem eleições parlamentares em Israel.

Abril – no final do mês, dias 28, 29 e 30, ocorrerão novas decisões dos bancos centrais do Japão, Estados Unidos e Europa. Dia 26, ocorre um plebiscito no Chile para decidir se a população quer ou não uma nova Constituição.

Maio – o banco central da Inglaterra decide sobre taxas dia 7.

Junho – dia 4 o banco central Europeu decide sobre taxas de juros, seguido pelos Estados Unidos dia 10, Japão dia 16 e Inglaterra dia 18. De 12 de Junho a 12 de julho ocorre os campeonatos de futebol da UEFA e a Copa América.

Julho – dias 16, 22 e 29 os grandes bancos centrais voltam a se reunir para decidir sobre taxas de juros, na ordem Europa, Japão e Estados Unidos. Dia 13 deve ocorrer a convenção de delegados Democratas para decidir qual será o candidato do partido para as eleições presidenciais americanas. De 24 de julho a 9 de agosto ocorrem os jogos Olímpicos de Tóquio. Dia 17 está planejado o lançamento da missão da NASA, Marte 2020, que irá estudar a possibilidade de humanos habitarem o planeta.

Agosto – o Banco Central da Inglaterra decide sobre juros dia 6. Ocorre dia 24 a convenção do partido republicano nos EUA, que decide sobre o candidato do partido a eleição presidencial. A expectativa geral é que o atual presidente americano, Donald Trump, seja indicado como candidato.

Setembro – o Banco Central Europeu decide sobre juros dia 10, seguido pelos Estados Unidos dia 16 e Japão dia 17.

Outubro – dia 29 o Banco Central Europeu e o do Japão decidem sobre taxas de juros. Na Espanha ocorrem as eleições para o parlamento Basco, sempre um assunto com potencial para longas discussões e eventos inesperados. Dia 4 ocorre o primeiro turno das eleições municipais no Brasil. O segundo turno será dia 25. No mesmo dia 25 ocorrem eleições municipais e regionais no Chile, que também pode decidir sobre a composição de uma Convenção Constitucional.

Novembro – O Banco Central dos Estados Unidos e o da Inglaterra decidem sobre taxas de juros dia 5. Mas o evento mais importante do ano ocorre dia 3, a eleição presidencial americana, além da eleição de um novo Congresso para os EUA.

Dezembro – o ano fecha com as decisões dos bancos centrais dias 10, 16, 17 e 18, respectivamente na Europa, Estados Unidos, Inglaterra e Japão. Nesse mês ocorrerão eleições parlamentares no Egito e Venezuela.