Por Ilan Ryfer
Aprender sobre investimentos não é garantia de retornos altos, nem mesmo de retornos positivos, mas certamente evita grandes perdas, ou pelo menos perdas desnecessárias.
Nada mais ilustrativo para demonstrar a relação entre educação financeira e investimentos que um exemplo prático.
Entre as várias atividades da Mogno, somos gestores de fundos imobiliários listados em bolsa, com mais de 10.000 cotistas. Por conta disso, recebemos e-mails regulares com dúvidas, sugestões e críticas. O teor e grau de especificidade dessas comunicações são as mais variadas.
O fundo imobiliário a que me refiro se chama MGFF11, o qual passou por um aumento de capital. Como é regra, em casos de novas captações, os investidores antigos têm direito de preferência na compra das novas cotas. Por isso foi emitido para eles um outro ativo, o MGFF12, que é um direito de subscrição. Esse direito dita a que preço o detentor pode comprar as novas cotas e qual o prazo máximo para se pronunciar se quer ou não exercer tal direito. Além disso, esse direito pode ser livremente negociado na bolsa de valores.
Um investidor, após analisar o comportamento de preços do MGFF12, decidiu comprá-lo. Só que alguns dias depois, o ativo sumiu de sua custódia. Sem se dar conta, ele comprou direitos de subscrição de novas cotas que venciam em poucos dias. E não avisou a corretora que queria exercer seu direito e não deixou capital suficiente para comprar novas cotas do MGFF11. A perda foi de 100% do dinheiro investido.
Por isso, decidimos escrever regularmente para quem quiser nos ler. Os textos serão sobre vários assuntos que permeiam os mercados financeiros. Por vezes iremos falar sobre atualidades. Por vezes do comportamento dos mercados. Mas o objetivo maior será sempre o de aprendizado, tentando não somente entreter o leitor (e olha que falar de finanças e ser divertido é quase uma contradição), mas também aumentar seu grau de conhecimento a respeito do funcionamento do mercado financeiro, de como montar uma carteira, de quais os erros mais comuns que cometemos ao investir, e de outros assuntos relacionados. Esperamos que seja uma jornada divertida e verdadeiramente educativa.